Liberdade de Imprensa versus Liberdade de Expressão

13/04/2011 02:10

 

“Numa democracia, o direito à informação é essencial. Tanto o direito de produzir e difundir informação como o direito de receber e ter acesso à informação. Isso se chama isegoria, palavra criada pelos inventores da democracia, os gregos, significando o direito emitir em público uma opinião para ser discutida e votada, assim como o direito de receber uma opinião para avaliá-la, aceitá-la ou rejeitá-la”. (Marilena Chauí, catedrática de Filosofia da USP)

 

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”. (Joseph Pulitzer, jornalista e editor estadunidense)

 

“É mais elegante e ‘limpo’ sustentar a dominação no consentimento dos que se pretende submeter. O truque é transformar em antidemocráticas e ‘populistas’ todas as propostas que visem transformar o status quo. Mas os últimos acontecimentos mostram que, se a situação engrossar, não haverá qualquer escrúpulo em ressuscitar os métodos antigos”. (Luiz Gonzaga Belluzzo, economista, é presidente institucional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento)

 

“A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular”.

(Prof. Andrew Oitke, catedrático de Antropologia de Harvard)