Admirável Gado Novo ou Superlotação no Metrô: Governo diz que “desconforto” é tendência natural

05/04/2011 01:20

Superlotação no Metrô: Governo diz que “desconforto” é tendência natural

Ser transportado como gado é uma tendência natural do transporte público em São Paulo, de acordo com o governador Geraldo Alckmin.
 
 
O efeito “lata de sardinha” do Metrô chegou à Avenida Paulista. A Linha 2-Verde, que passa por áreas nobres da cidade e é utilizada pela classe média, está com sua lotação a ponto encostar no limite do que é considerado aceitável – problema há muito tempo enfrentado pela população da periferia.
 
Com a inauguração de duas novas estações e sem o devido planejamento, ela saiu de um patamar de 4,7 passageiros por m2, em 2009, para 5,9 por m2, em 2010, nos horários mais críticos do dia. As organizações internacionais de transporte recomendam que o número máximo de passageiros em um vagão seja de seis pessoas por m2.
 
Para o governo do Estado esse “desconforto” é uma tendência natural devido ao aumento da demanda, que beirou os 13% no ano. A lotação da Linha 2 do Metrô nos picos passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem à periferia.
 
Na Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passa por Itapevi e chega ao centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m2. Na 12-Safira, que atende à Zona Leste e Itaquaquecetuba, 5,5 por m2. Na 9-Esmeralda, que sai de Osasco, 4 por m2.
 

 

Mas a lotação na Linha 3-Vermelha do Metrô ainda é a mais grave do sistema: a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m2.
 
Apesar desse aumento de demanda, o governador Geraldo Alckmin cortou 12% dos recursos da Secretaria de Transportes Metropolitanos. E a Secretaria de Planejamento ainda justificou a diminuição afirmando haver menor necessidade de verba para a aquisição de trens para o Metrô e para a CPTM.