Maquiagem Light

21/08/2011 19:07

Fonte: https://sites.google.com/site/sexogranaecomida/comida/comida-e-tudo/comida-e-tudo-continuacao/maquiagem-light

 

Não acredite em tudo o que você lê no rótulo. Produtos "light" podem ser ilusões

    Na busca do oásis do prazer sem culpa, muitos acabam iludidos por miragens. Exemplo disso são muitos dos alimentos “light”. Acredite: boa parte deles engorda. Por isso, é preciso ler os rótulos com atenção e não se deixar enganar por letras garrafais. Conheça alguns produtos que, embora estejam de acordo com a lei, apresentam benefícios questionáveis para o consumidor.

 

Produto: Achocolatado Light

 

Benefício destacado no rótulo: “43% menos calorias”.

Onde está a ilusão? Para chegar a essa redução calórica, o rótulo compara um copo de leite integral com 25 g de achocolatado normal contra 16 g de achocolatado light com leite desnatado. Assim fica fácil.

 

Produto: Pão Integral Light

Benefício destacado no rótulo: “Light”.

Onde está a ilusão? A fatia do pão light tem 25 g enquanto a do normal tem 32 g. Além disso, a classificação é alcançada pela redução de gordura, que representa só 5% das calorias do pão. Os carboidratos continuam praticamente os mesmos.

 

Produto: Leite condensado e Maionese Light

Benefício destacado no rótulo: “Menos calorias”.

Onde está a ilusão? Embora tragam redução calórica efetiva em relação a suas versões normais, esses produtos continuam tendo mais calorias que a mesma quantidade de sorvete ou picanha, respectivamente.

 

Produto: Óleos Vegetais

Benefício destacado no rótulo: “Sem colesterol”.

Onde está a ilusão? Nenhum óleo vegetal tem colesterol – só gordura animal tem esse componente. Colocar isso no rótulo é como escrever “não contém material radioativo” num sabonete.