O que escrevemos?

18/05/2011 23:56

Redação EM

Propostas de Produção para o  Ensino Medio: Crônicas para os 1o. 2o. anos

 Crônica Metalinguística

 

 

O que escrevemos?

 

 

            O que escrevemos? Eu escrevo, geralmente, o que estou sentin-
do no momento. Também escrevo o que escuto, o que vejo,  o que
leio. Escutar uma música pode me dar inspiração, às vezes uma fra-
se dita, vira uma poesia ou um texto. Observo as pessoas e escrevo
sobre o que elas pensam, como agem, como se comovem, como  se
colocam com seus problemas e alegrias. Escrevendo a gente diminui
os sentimentos que afloram dentro de nós, até mesmo uma saudade
que está querendo sair pelos olhos, fica escrita ali, sem precisar der-
ramar lágrimas. Se o que eu escrevo, as pessoas venham a gostar de
ler ou não, daí já é outra coisa, se gostarem de ler, me sentirei lison-
jeada. Escrevo o que sinto, como se fosse um diário em forma de poe-
mas e textos.
            Claro que temos que ter coragem de escrever o que pensamos,
porque muitas vezes estamos falando de nós mesmos, às vezes de
outras pessoas ou situações. Temos que ter segurança na hora
que recebemos críticas ou elogios. Escrevemos sobre alegrias, tris -
tezas, amor, amizade, paixão, esperança, saúde, saudade, rancor,
ternura, religião, o dia-a-dia, morte, nascimento, escrevemos o que
nos dá vontade de relatar no papel e ali ficará escrito. A maioria das
pessoas conseguem se expressar falando e nós nos expressamos
através da escita, claro que às vezes não é fácil deixar tudo que
pensamos escrito, temos que ter muita valentia. Tem pessoas que
falam, falam, acabam falando e agindo de outra maneira. As palavras
ficam soltas ao vento.
            Escrevemos porque temos paciência para analisar, esperar,com-
preender, entender, concluir, porque temos todos os sentimentos
aflorados dentro de nós, e principalmente porque temos coragem de
escrever o que queremos e pensamos, embora as pessoas nem
queiram ler, mas para nós faz muita diferença, expressamos o que
sentimos e queríamos falar no papel. É por isso que nós escrevemos.
Como dizia Clarice Lispector: " Eu escrevo como se fosse para salvar
a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida. Viver é uma
espécie de loucura que a morte faz. Estou escrevendo porque não
sei o que fazer de mim."

 

marcia jac